Você Sabia? – Tintin – #12

curiosidades12

E aí pessoal! Tá na hora de curiosidades aqui no blog. E hoje vamos conhecer alguns fatos curiosos sobre um rapaz que trabalha como jornalista, porém com um fato muito curioso sobre essa profissão. Acompanhado por seu inseparável companheiro um cãozinho branco… Já sabem de quem estou falando não é mesmo (ignorando o fato de ter um banner aqui em cima além do título, mas favor fingir estar surpreso agora) SIM! Estou falando do Tintin!

ficha12

#1 – O Criador.
Georges Prosper Remi nasceu em 22 de maio de 1907, mas foi em 1929 Remi deu vida a “Tintin”. O autor adotou o pseudônimo de “Hergé“, tal pseudonimo deriva das suas primeiras e ultimas iniciais invertidas “RG” que podem ser lidas como “Herge”. Eu queria ter iniciais marotas assim pra formar um pseudonimo legal… Mas não dá muito certo D:

1

#2 –  A Criação.
Tintin foi criado em 1929, ele é um repórter belga que viaja o mundo com seu cãozinho Milu. Hergé afirma que a inspiração para a criação do personagem foi seu próprio irmão “Paul“.

2

#3 – Os quadrinhos.
As Aventuras de Tintin tem um total de 24 livros, a sua ultima aventura foi publicada em 1976 sob o título de “Tintin e Alph-Art” este volume nunca foi concluido mas veio a ser publicado posteriormente em 1986. Os quadrinhos de Tintin não segue apenas um gênero, podemos ler tanto uma estória de mistério como também aventura, fantasia, ficção ciêntifeca e com algumas passagens bem engraçadas! Hergé não era um homem que se apegava a apenas um estílo!

3

#4 –  Tintin pelo mundo.
Os livros (quadrinhos/álbuns como preferirem chamar) tiveram mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 70 línguas!

4

#5 – A Animação.
A série animada de Tintin estreou em 1991 com um total de 39 episódios divididos em 3 temporadas. Quem aqui nunca ligou na TV cultura e viu Tintin passando por lá alguma vez? Enfim, a animação de Tintin seguiu rigorosamente os livros originais.

5
#6 – Um figurante ilustre
Frequentemente na série podemos ver um figurante inusitado, um homem loiro e narigudo sempre da as caras pela animação. Quem seria essa pessoa? Ninguém mais, ninguém menos que o próprio criador da série. Um exemplo dessas aparições é na segunda parte do episódio O Caranguejo das Tenazes de Ouro em que ele nos minutos finais como um repórter falando “Como é ser um herói, sr. Tintim?

6

#7 – Tem certeza que ele é jornalista?
Como vocês sabem Tintin é um jornalista, Hergé já confirmou que a escolha da profissão deve-se ao fato do personagem viajar para qualquer lugar do mundo sem uma justificativa específica. Tintin ia apenas cumprir seu trabalho, isso na teoria é claro, porque ele nunca é visto escrevendo a matéria… Na realidade apenas no primeiro álbum da série “Tintin no país dos Sovietes” é que vemos Tintin escrevendo sua matéria.

7

#8 – Tintin no cinema.
Tintin estreiou nos cinemas em 2011 com o filme “As Aventuras de Tintin: O segredo do Licorne (no original, The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn). O filme já começa sendo foda por trás das telas, porque digo isso? O longa conta com Steven Spielberg (jurassic Park) na direção, Peter Jackson (O Senhor dos Aneis, O Hobbit) e Kathleen Kennedy na Produção. Escrito por Steven Moffat (Doctor Who), Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o Mundo) e Joe Cornish (Chumbo Grosso). Quer mais? Spielberg adquiriu os direitos de Tintim pouco tempo depois da morte de Hergé em 1983, renovando a compra em 2002.

8

#9 – Tintin e o racismo.
Os primeiros álbuns do personagem (Tintim no País dos Sovietes, de 1930; Tintim no Congo, de 1931, e Tintim na América, de 1932) são considerados politicamente incorretos por apresentarem uma visão preconceituosa, desinformada e tendenciosa dos povos e culturas que retratam. São histórias repletas de clichês culturais, inadmissíveis nos dias de hoje, mas bastante comuns na época. Essas polêmicas fizeram com que o autor, décadas depois, refizesse algumas passagens desses primeiros álbuns. Depois das críticas em relação aos primeiros álbuns, Hergé se encarregou de realizar pesquisas apuradas sobre os países onde se passariam as novas aventuras de seu herói para evitar problemas. Hergé também já foi acusado de antissemitismo e de ter colaborado com o regime nazista durante a Segunda Guerra. No início dos anos 40, quando a Bélgica foi invadida pelos alemães e o periódico Le Vingtième Siècle foi proibido de circular, Hergé passou a publicar suas tiras no Le Soir, jornal controlado pelos nazistas. Acabou sendo acusado de atuar como colaborador dos invasores, usando seu personagem para propaganda antissemita.

9

#10 – Proibido para menores!
Em 2007, outra polêmica sobre Tintim, dessa vez provocada por uma homenagem ao centenário de nascimento de Hergé. O livro O Lótus Rosa, de autoria do espanhol Antonio Altarriba, criava um futuro pessimista para o personagem Tintim. Com Milu morto, os amigos decadentes, o repórter se transforma em um fotógrafo de celebridades e passa a se relacionar sexualmente com mulheres (ele perde a virgindade com Catherine Deneuve em um navio). O livro desagradou aos herdeiros de Hergé, que entraram na justiça contra a publicação. No final, um acordo entre as partes garantiu que os 1,5 mil exemplares lançados não seriam reimpressos quando esgotados.

10

É isso aí pessoal, se você gostou desse post e quer mais posts como esses aqui no blog não deixe da dar a sua opinião comentando aqui em baixo deixando mais curiosidades que não foram expostas aqui no blog e também não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Anúncios

Sobre @TerraDeMordor

Físico nuclear, desenvolvedor do T-vírus, ex-SOLDIER da Shinra, seguidor de Odin apesar de tudo isso sou blogueiro! (:

Publicado em 19 de janeiro de 2014, em Curiosidades e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: